7 maneiras de usar o LinkedIn para você conseguir um emprego

Seja você um empresário, um estudante, um funcionário público ou alguém que esteja procurando um emprego, o LinkedIn é uma ferramenta extremamente importante para alavancar sua carreira e atingir seus objetivos profissionais. É a maior rede de conexões do mundo corporativo da atualidade, na qual você pode conectar-se desde com colegas de classe ou de trabalho, até com bilionários como o Bill Gates.

Lembre-se: quem não é visto não é lembrado!

(Nota: esse artigo foi publicado originalmente no meu perfil do Linkedin)

Entretanto, vejo muitas pessoas no LinkedIn postando que estão em busca de emprego e, apesar de estarem enviando 50 currículos por dia, não conseguem nada. Culpam a crise, a falta de sorte e, até mesmo, as olimpíadas. Porém, quando eu vejo o perfil dessas pessoas encontro descrições totalmente incompletas e cheias de erro,  não condizentes com os objetivos os quais dizem almejar.

Entre na cabeça do empregador e se pergunte: se você é um empregador e recebesse centenas de CVs por dia, não eliminaria de cara pessoas que sequer se esforçam em desenvolver e melhorar suas descrições? Pois é o que acontece! Se a pessoa não gasta nem 5 minutos para preencher o perfil e o currículo, imagina o que não faria estando no emprego.

Um recrutador não navega no LinkedIn para se divertir. Eles fazem isso para selecionar possíveis candidatos para serem entrevistados, dentre os milhares que aplicam para uma posição.

O perfil no LinkedIn é uma SINALIZAÇÃO sua para quem quer que o esteja visualizando, indicando que se você investiu seu tempo para criá-lo e melhorá-lo com o tempo. Ou seja, é um sinal de que você é uma pessoa atenta, competente e que corre atrás dos objetivos. Isso não é necessariamente verdade, mas entre milhares de candidatos, algum fator de exclusão tem que ser aplicado, uma vez que não dá para entrevistar todos.

É extremamente importante que o seu perfil responda a perguntas que o gerente de uma empresa tem em mente – e essas respostas têm que ser rápidas! Veja abaixo como você pode aperfeiçoar seu perfil no LinkedIn e, assim, aumentar as chances de ser contratado e, até mesmo, de gerar mais oportunidades dentro da sua empresa, caso você já esteja empregado.

  1. Personalize sua URL. No menu superior, ao clicar em “perfil”, logo abaixo da sua foto você encontrará um link “http:// linkedin.com/in/XYZ”. Você deverá colocar o seu nome ou algo que remeta ao seu nome no lugar desse XYZ. Tente usar o primeiro e último nome sem espaços, ou uma combinação parecida. Ex: linkedin.com/in/danielscottemp. Com isso, você poderá enviar esse link para possíveis empregadores, incluir em uma assinatura de email ou em um cartão de visitas.
  2. Insira uma foto nítida e séria. Use uma foto com aparência profissional. Nada de fotos de férias, festas, etc. Caso você não tenha nenhuma, peça para alguém tirar uma sua, com uma roupa social, em um fundo de cor sólida (pode ser uma parede) e em um lugar bem iluminado.banner-meliuz-ganhe-10-reais-daniel-scott
  3. Adicione um resumo detalhado da sua carreira: não existe uma fórmula mágica para o texto, simplesmente seja você mesmo e escreva um texto entre 200-300 palavras com o seu resumo profissional, que inclua resultados específicos e quantificáveis de seus trabalhos prévios. A atenção à ortografia é fundamental. Erro ortográfico = desemprego.
  4. Inclua todos os seus trabalhos prévios na seção “experiência”. Não tente passar por essa seção de forma batida, pense com calma no que escreverá, inclua as posições significantes, o que você realizou nelas e os resultados obtidos. Seja bem detalhado, porém não longo demais. Textos longos são chatos e ninguém lê, especialmente um recrutador quelê milhares de textos parecidos por dia. O que torna você especialista nessa profissão? Não se esqueça de incluir isso! Criatividade é sempre um plus, porém não seja inovador demais.
  5. Liste suas competências: A lista de competências fornece uma versão rápida do que você sabe fazer e possibilita que suas conexões as endossem. Inclua quais ferramentas e sistemas você conhece.
  6. Conecte-se com o máximo de amigos possível. Quanto mais conexões você tiver no LinkedIn, maiores as chances de surgirem oportunidades. Comece a comentar e participar de discussões de artigos do Pulse e de grupos. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado! Adicione também profissionais de RH de potenciais empregadores (use o campo de busca para achá-los). Ao convidar alguém que você não conhece, não se esqueça de mandar um pequeno recado para a pessoa.
  7. Inclua sua headline (título profissional), com informações curtas e bem detalhadas do que você faz. Nada de “procuro emprego” ou “Analista”. Escreva algo que encoraje alguém a abrir seu perfil. E pense em palavras chave que recrutadores procurariam para sua profissão. Ex: ”líder de vendas com experiência em prospecção de clientes”.

Essas dicas são muito úteis, tanto para quem está procurando novas oportunidades, quanto para os que já estão empregados, mas procuram alavancar a carreira. Mantenha o seu perfil sempre atualizado e acesse-o constantemente para participar de discussões e ler novidades sobre o mundo corporativo. Ao final, a força do seu perfil deverá sofrer esta transformação:

TENHA ISSO EM MENTE: pare de esperar que as coisas caiam do céu! As coisas só acontecem para quem corre atrás. Invista bastante tempo na sua autopromoção e, principalmente, no LinkedIn. Ele é realmente um diferencial para o candidato. Faça um perfil completo, organizado e, principalmente, SEM ERROS ortográficos! Comece agora, já chega de postergação. Veja como as coisas irão começar a mudar para você.

Recomendo, também, que você não tente imitar o perfil de outras pessoas, pois isso poderá ter um efeito negativo. Veja alguns perfis como forma de inspiração, mas seja criativo no seu.

Se tiver dúvidas, escreva nos comentários, pois sua dúvida pode ser a de outros. Siga a página da Skala Consulting no LinkedIn e no Facebook para informações exclusivas sobre práticas de negócios e para a divulgação de novas oportunidades.

 

►Curtiu o texto? Te convido a entrar na minha lista VIP de emails, para receber 1 vez por semana minhas informações privilegiadas sobre o mundo do empreendedorismo e atualizações sobre meu artigos mais recentes◄

Comente com seu facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *