Sempre quando me pedem sugestão de leitura, eu digo que as pessoas devem priorizar livros que agreguem valor a elas. Mas nunca parei para pensar direito em uma coisa muito importante: como medir esse valor?

Recentemente, li o livro “How to Win at the Sport of Business” do mega investidor Mark Cuban (escrevi mais sobre ele aqui). O livro me custava aproximadamente 5 dólares, porém eu estava na dúvida se comprava, ou não, uma vez que eu já tinha outros livros na fila de leitura. Resolvi comprar.

Minha decisão não poderia ter sido melhor. O livro trouxe uma boa resposta para essa pergunta. Algo bem simples, porém não tão trivial assim. Mas, na hora em que li, senti aquela lâmpada brilhar em cima da minha cabeça.

“Um livro que gera valor é aquele que compensa o seu próprio custo”

Ou seja, você tem que ser capaz de tirar mais dele do que ele de você.

O livro começa mostrando a juventude humilde de Mark Cuban e depois passa para a sua fase adulta, na qual ele começa uma empresa do zero até ela se tornar um sucesso. A leitura é bem descontraída e ele usa do humor por diversas vezes (inclusive tem um trecho muito engraçado sobre como ele conheceu o Michael Dell, antes da Dell).

Em sua infância, o então um jovem paupérrimo gastava o pouco dinheiro que tinha lendo tudo que era possível de revistas e livros. Dizia ele que via aquilo como um investimento e, não, como gasto – o que, de fato, acabou se provando verdade.


Hoje, o investidor diz que lê até 3 horas por dia e que a leitura é a sua principal fonte de inspiração para novas ideias.

E, realmente, fez muito sentido isso para mim, pois, após ler o livro, eu tive uma ideia genial que me rendeu centenas de reais quase que instantaneamente. Portanto, certamente foi um investimento de 5 dólares que valeu muito a pena.

How to win at the sport of business” é curto e uma leitura muito rápida, devido a forma como é escrito. Excelente para ler enquanto está no ônibus ou nos momentos de folga.

Entretanto, é recheado de lições importantíssimas para quem quer ser empreendedor, vendedor ou, simplesmente, alavancar a carreira.

Mark Cuban, mais conhecido por ser um dos Sharks do programa Shark Tank, diz que é apaixonado por esportes. Na verdade, hoje ele é dono de uma franquia de um time da NBA. E ele considera “business” (negócios) como um esporte, porém um esporte em que não há regras claras e que você compete com diversas pessoas de todos os tipos.

❝Todo mundo tem vontade de ser um vencedor. Porém, são poucos os que se preparam para vencer❞

Pessoalmente, não gosto muito dessas frases clichês de motivação. Porém, esse trecho do livro resume, de forma que nunca tinha visto alguém falar, o que é ser um empreendedor. Inclusive, Mark Cuban escreve que, para todos os que pedem a ele uma sugestão, ele diz essa frase.

Todo dia é uma batalha. Enquanto você está trabalhando na sua ideia, existem outras dezenas de pessoas trabalhando de forma a competir com você e derrubar sua empresa. Lógico que todos querem ganhar. Mas se preparar para ser vencedor é difícil, você tem que sair da zona de conforto. E é muito mais fácil você se manter nela.

A lição que fica é: saiba escolher suas batalhas; só lute uma por vez; e se prepare melhor do que os outros!

Se você quer ser um vencedor nesse esporte, e está com uma agenda livre, sugiro a compra do livroHow to win at the sport of business” agora.

Entretanto, não estou dizendo para você comprar esse livro necessariamente. Ele contribuiu bastante para mim, mas você deve achar algum livro que gere valor para você.

Pense no seu propósito, ou seja, aquilo o qual você quer alcançar. Tendo isso em mente, comece a procurar um livro que é útil para você chegar até lá. Tem algum em mente? Diga qual livro você acha que valeria a pena a leitura nos comentários.