7 lições imperdíveis da Bíblia sobre o mundo dos negócios

Não é preciso ser religioso para entender que, se um livro está há 2 mil anos entre os mais lidos do mundo, é porque tem um bom motivo.

“A lição está na Bíblia e é praticada por 10 entre 10 pessoas bem-sucedidas.”

A fé em si mesmo e no seu negócio é chave para o seu sucesso de longo prazo. Se você não acredita em si mesmo, quem acreditará? Começar um negócio, ou se desenvolver na carreira, é uma jornada que demanda muita força mental e espiritual.

Confira alguns versos da Bíblia que certamente irão te inspirar e te motivar para que você evolua mais a cada dia, tanto no aspecto pessoal, quanto no profissional.

1 – “Peças e serás atendido; buscai e encontrareis; batei e a porta será aberta”. Mateus 7:7

Essa é uma das maiores lições que aprendi para a minha vida. Sempre tive medo de pedir coisas, ou simplesmente não queria incomodar as pessoas. E, com isso, perdi várias oportunidades. O mundo é de quem corre atrás do que quer, de quem não tem vergonha em pedir.

O “não” você já tem. Portanto, esse é um jogo em que você só tem a ganhar, e nunca a perder.

Alguém já abriu alguma porta para você, sem que você tenha batido nela? Pode até acontecer, mas é raro. Seja proativo e crie suas próprias oportunidades. Só tome cuidado para não virar aquele menino que toca a campainha e sai correndo. Saiba o momento certo de bater nas portas e aproveite quando a oportunidade vier, porque você pode não ter uma segunda chance.

2 – “Arvore que não dá fruto vira lenha”. Mateus 7:19

Não preciso dizer muito sobre esse trecho, a interpretação é óbvia. Seja produtivo sempre, senão você será engolido. Pessoas que ficam esperando as coisas caírem do céu, ou que ficam parasitando o trabalho de outras, logo deixarão de ter utilidade para a empresa e para a sociedade.

E lembre-se, os frutos das árvores boas geram novas árvores, enquanto que árvores podres, em geral, estão próximas de outras árvores podres. Portanto, cole nas pessoas produtivas e se distancie das que não gostam de trabalhar.

3 – “A soberba precede a ruína, o espírito arrogante vem antes da queda”. Provérbios 16:18

A humildade é uma das maiores virtudes que você pode ter na vida e na sua carreira. Ser otimista e confiante é importante, mas não confunda isso com arrogância. Muitos empreendedores sofrem com o orgulho.

Não tenha medo de dizer aos empregados e clientes que você não sabe a resposta. Nunca ache que você sabe tudo e nunca subestime a experiência das outras pessoas, em especial se forem mais velhas. Você SEMPRE pode aprender algo com QUALQUER pessoa, basta saber como extrair o conhecimento. Ainda cito mais um versículo: “Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido” (Provérbios 12:1).

Diariamente, demonstre vontade de aprender, esqueça o orgulho, aprenda com seus erros e mude quando for necessário. Isso está na Bíblia e é praticado por 10 entre 10 pessoas bem sucedidas.

4 – “Então Jesus os adverte: quem não tem uma espada, venda o próprio manto e compre uma”. Lucas 22:36

O antigo provérbio diz que a melhor defesa é o ataque – e Sun Tzu concordaria. Isso pode até ser verdade, mas saber se defender também é muito importante.

Já viu um jogo de basquete, onde a torcida fica gritando “defense, defense, defense”? Isso é vital para que o ataque arrisque bolas de três, sem medo de errar. Portanto, o melhor ataque, muitas vezes, é uma defesa sólida.

Saber se defender de situações adversas e sempre ter um plano B no seu negócio te dá uma grande vantagem competitiva. Além disso, a consistência que você obterá, aumentará suas oportunidades de ataque.

5 – “Não julgueis e não sereis julgados”. Mateus 7:1

Você nunca sabe o que o dia de amanhã aguarda. Hoje você poderá estar em uma posição de superioridade, mas amanhã pode sofrer um revés. As coisas nem sempre são o que aparentam ser.

No mundo virtual, os boatos têm circulado muito facilmente pelas redes sociais. É muito fácil estragar a reputação de uma pessoa, ainda que com mentiras sobre ela. E isso vale para você também.

Desconfie de verdades que parecem ser perfeitas e argumentos que não possuem fontes. E, procure sempre pensar que, em várias situações, pode haver outras explicações para determinado assunto.

6 – “Não se conformem com o padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente”. Romanos 12:2

Sempre procure inovar no seu negócio ou profissão e se diferenciar dos concorrentes. Nós não devemos tentar ser que nem outras pessoas. Temos que ser nós mesmos.

Não se acomode, sempre questione o que não parece certo e procure achar um jeito para pensar diferente e criar coisas novas.

Engenhosidade não é um meio de lidar com a privação; ela pode ser uma virtude que abre portas para uma maior realização profissional.

Já conhece a Audible? Para aumentar ainda mais sua produtividade, você pode começar a ouvir livros enquanto está no trânsito. Cadastre-se grátis e ganhe 2 livros grátis para testar.

Já conhece a Audible? Aumente sua produtividade ouvindo livros Cadastre-se e ganhe 2 livros grátis para testar.

7 – “Não amaldiçoem o surdo nem ponham pedra de tropeço à frente do cego”. Levítico 19:14

A ideia desse trecho é que você nunca deve tentar levar vantagem em cima de outra pessoa em um negócio, em especial de seus clientes.

Muitos vendedores se aproveitam da assimetria de informação para poder tirar um pouco mais de dinheiro de um cliente (um exemplo é o taxista que dá voltas pela cidade com o turista desinformado).

Porém, ninguém nunca ficou rico, nem conseguiu manter uma fortuna de longo prazo, levando vantagem em cima de pessoas desse jeito.

Frequentemente, empresas podem se ver diante de dilemas: por que não reduzir o custo usando material vagabundo? O quanto devemos divulgar dos reais atributos de um produto? Devemos cobrar mais do que o combinado?

Quando você se vir diante de um dilema como esse, a resposta está aqui: “usem balanças de pesos honestos, tanto para cereais quanto para líquidos” (Levítico 19:36).

Não tente enganar os outros. Eles são mais espertos do que você imagina e perceberão o que você está tentando fazer. A reputação é, muitas vezes, o ativo mais valioso de uma empresa. O ditado você já conhece: a honestidade é a melhor política!

***

Como você pode aplicar isso no seu negócio?

Eu não quero que vocês leiam esse artigo e só pensem “que bonitas essas palavras”. Tire 5 minutos e reflita com calma. Esses pensamentos estão aí há 2 mil anos!! Há pelo menos dois milênios já existe um livro que mostra a “fórmula mágica” para o sucesso pessoal e profissional!

Muitas pessoas vêm me perguntar quais livros eu recomendo para determinado objetivo. Vejo que muitas delas seguem livros de autoajuda, como se tudo que eles falam fosse novidade. Pois bem, a Bíblia está aí para provar que os ensinamentos de negócios já existem há séculos. É só adaptar um pouco ao mundo atual, que a ideia geral ainda é bastante atual.

Como eu disse, não é necessário ser religioso para poder extrair grandes ensinamentos da Bíblia. Deixa de preguiça e comece hoje a mudar sua vida. Uma simples curtida não vai fazer diferença para mim. O que fará diferença é se você realmente conseguir utilizar alguma dessas lições na sua vida.

Gostaria de acrescentar mais algo? Compartilhe conosco nos comentários abaixo. “Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm” (Hebreus 13:16).

 

►► Gostou do artigo? Te convido a se inscrever meu newsletter, onde você receberá toda sexta-feira um resumo de tudo que aconteceu de relevante na semana sobre empreendedorismo, marketing, carreira e gestão ◄◄

Comente com seu facebook

7 Comentários

  1. Fran - Feltro Amigo disse:

    Amei o texto, amei as referências bíblicas. Perfeito!!

  2. Marcio Muzzi disse:

    Muito com o texto, Daniel, já compartilhei na minha timeline do FB.
    Abraço.

  3. Ronaldo disse:

    Tenho Certeza que sim, a Bíblia é muito mais atualizada que o próprio Futuro!!!

  4. Katy disse:

    Olá!
    Existe algum versículo na Bíblia que diz para não comentarmos com ninguém sobre planos para colocar algum negócio ?????

    Obrigada !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *