Simples passos para se tornar um mestre da produtividade

 

Ao escrever o texto “8 métodos para aumentar a sua produtividade que nunca te contaram” jamais esperava tamanha repercussão. Até o momento, foram 100 mil visualizações e mais de 400 comentários no Linkedin!

Agora vem a pressão de ter que escrever outro texto a altura

Uma coisa que notei é que a grande maioria dos comentários era de gente que não acreditava que as dicas sairiam da mesmice, mas se surpreenderam com o que leram. Saibam que li todos os comentários, ainda que não tenha conseguido responder a todos.

As pessoas estão cansadas de dicas como “saia do facebook” ou “beba água”. Chega a ser absurdo alguém escrever um texto no facebook, por exemplo, sugerindo que seu leitor saia do facebook, pois isso não é produtivo!!

É o mesmo que o dono de uma pastelaria falar para seu cliente não comer pastel, porque engorda. Ninguém aqui gosta de ser tratado como idiota – eu espero.

banner-saraiva-meliuz

Não quero que me confundam com esses gurus online – não sou – eu apenas trabalho com consultoria em eficiência (conheça a Skala Consulting), portanto, quanto mais eficiente eu for na minha vida pessoal, melhor realizarei a profissional.

Dessa forma, procuro aqui apenas dividir minhas experiências e aprender com quem está disposto a crescer junto comigo.

Portanto, aqui vão meus métodos secretos. São uns 6 minutos de leitura, mas garanto que valerá a pena. Espero que gostem, e não se esqueçam de me contar nos comentários o que acharam!

Nota: Uma ideia que tive para a PARTE  III foi: ❝métodos para medir seus resultados❞. Ou seja, como realmente saber se você está sendo produtivo, ou não. Como ter um benchmarking sobre a quantidade de coisas úteis você está realizando por dia. Me avisem se tiverem interesse nesse terceiro artigo!

► Ah, e não se esqueçam de assistir, no final do artigo, um rápido vídeo que fiz com as minhas reflexões sobre o assunto para inaugurar meu canal no YouTube.

1 – Seja menos produtivo

❝O maior inimigo na vida é a eficiência total❞

Vou ser honesto: eu adoto essas técnicas, pois elas funcionam comigo e esse é quem eu sou. Meu objetivo na vida não é virar uma máquina, mas, se eu consigo implementar algo com baixo custo e alto retorno, eu implemento sem pensar duas vezes.

No momento em que alguma técnica apresentada já estiver me causando mais trabalho do que resultados, eu abandono. Simples assim!

Você tem que ser realista consigo mesmo e descobrir qual o seu PROPÓSITO. O que funciona para mim, pode não funcionar para você e vice-versa. Portanto, considere isso apenas como um resumo da minha experiência e não como algo que você deve atingir a qualquer custo.

O objetivo aqui é ser feliz e, não, um robô. Veja o que você consegue adotar e não insista no que não consegue.

Não fique esperando fórmulas mágicas e não fique esperando que você será mais produtivo da noite para o dia, isso é um processo contínuo. E tem que ocorrer naturalmente, não de forma forçada. Portanto, se algo for te causar dificuldade, se for consumir mais tempo para praticar do que o tempo economizado, abandone isso.

Seja quem você é, veja o que dá certo, ou não, para você, e só procure “usar uma luva se ela couber na sua mão”.

2 – O efeito placebo 

Todo dia, procuro acordar por volta das 5:30 e a primeira coisa que eu faço é tomar um copo d’água com meio limão espremido (puro, sem açúcar) e um multivitamínico.

Comecei a fazer isso porque li um artigo que falava sobre os poderes antioxidantes do limão, das vitaminas e bla bla bla. Demorei um tempo até realmente pensar no assunto e ver que, obviamente, é tudo balela.

Parei de tomar por um tempo, mas então notei que meu rendimento geral piorou.

O “limonágua” funciona como se fosse o espinafre do Popeye para mim. Assim que tomo, minha manhã já começa a mil (obs: devo dizer que não tomo café).

Incrível como o efeito placebo afeta o ser humano!

Portanto, o segredo aqui é criar uma rotina diária e se convencer de que o seu dia só será bom se você realizar essa tarefa ao amanhecer. Não precisa ser o limão, ache algo que seja seu placebo.

Você pode até achar que isso é maluquice. Mas certamente mudará de opinião ao ler o livro O poder do hábito, de Charles Duhigg (Se ainda não conhece, compre agora mesmo!). O livro mostra como certos hábitos podem reprogramar seu cérebro. É um processo inacreditável.

 

3 – Meditação express

Depois de tomar minha limonágua, eu tiro 12 minutos para uma rápida meditação. Nela, procuro pensar em todas as tarefas que pretendo realizar no dia e qual plano de ação seguirei.

A meditação é uma atividade que vem sendo incorporada à rotina de muitos empreendedores ultimamente. Aliás, pessoas famosas como Richard Branson, Oprah Winfrey ou Steve Jobs já ressaltaram a importância dela nas suas vidas.

A ideia de incorporar uma prática de meditação em nossas rotinas pode parecer estranha, mas a prática regular é a chave para experimentar o verdadeiro resultado.

Ela me ajuda a ter mais foco, a ser mais criativo e reduzir meu estresse.

Uma onda de pensamentos começa a fluir na minha cabeça. Escrever um texto como esse, por exemplo, fica muito mais fácil, uma vez que as palavras vão simplesmente aparecendo e se organizando em frases.

4 – Resetando o cérebro

Sabe aquele videogame que travou, ou o sistema operacional do computador que deu bug? O que você faz quando isso acontece? Dá um restart e problema resolvido!

O nosso cérebro funciona de maneira parecida. Ao longo do dia, sua capacidade de processamento vai desacelerando, o excesso de informações vai sobrecarregando sua “RAM” e você precisa resetá-lo.


É necessário algo que seja rápido e que te faça limpar sua cabeça. Quando vejo que estou começando a diminuir o ritmo, paro tudo que estou fazendo e dou uma “resetada”, geralmente, usando uma das duas formas:

  • Assistir um vídeo de comédia no Youtube (aproximadamente 10 minutos). Pode ser um sketch, pegadinha, ou qualquer coisa do gênero. Estudos mostram que a comédia é uma excelente forma de aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e melhorar o humor. Mesmo quando as coisas estão puxadas, assistir um vídeo desses me faz relaxar e dá um novo gás.
  • Powernap (16 minutos). O importante aqui é descansar, mas não entrar no sono profundo, pois, se isso acontecer, você terá um efeito reverso e acordará com muita dor de cabeça e cansaço. Sugiro que você ache um tempo que se adeque melhor a você, o meu ideal é 16 minutos. Acordo renovado e pronto para mais uma batalha.

Isso funciona bem para mim, mas não necessariamente para todos. Tem algo que funciona para você? Compartilhe conosco!

5 – Um hobby todo dia te livra da apatia

Eu passei a vida inteira me arrependendo de não ter dedicado um certo tempo para aprender algo, que acabou me fazendo falta. Aprender um novo idioma, tocar violão, a lista é ampla. No curto prazo, você acaba achando que será necessário muito tempo para aprender, mas, anos depois, você fica pensando “se eu tivesse começado naquela época…”.

Portanto, adotei uma regra na minha vida. Todo dia dedico 20 minutos a praticar algum hobby que seja útil para mim de certa forma.

Atualmente estou aprendendo truques de mágica. Sempre achei que não tinha talento e, por isso, nunca me dei ao trabalho de tentar truques mais ousados. Porém, em apenas algumas semanas, já estou realizando truques em nível avançado, coisa que eu nunca achei que eu fosse capaz!

Parece infantilidade, mas pense comigo: mágica é uma ótima forma de iniciar conversas, entreter as pessoas ao meu redor e – por que não – desenvolver habilidades motoras e de autodisciplina.

Moral: não pense no curto prazo, invista no longo prazo!

 

6 – Nunca bote um pé em cada canoa

Muita gente acredita que é boa em fazer várias coisas simultaneamente. Mas isso é praticamente impossível (bom, tirando aqueles chineses que tocam guitarra e montam um cubo mágico ao mesmo tempo).

Achar que você consegue ser multi-tasking é uma grande armadilha. As chances são que você acabará fazendo várias coisas de forma ineficiente ao mesmo tempo. E o descontrole sobre suas atividades só atrapalha os resultados.

Tenha foco, organize a ordem de prioridade, se concentre e faça uma coisa por vez. Cada pessoa tem que descobrir a forma com a qual é mais eficiente.

Você tem dificuldade em fazer seu gerenciamento de tempo? Então precisa conhecer o David Allen. O cara é mestre nisso! Sugiro começar pelo livro “A arte de fazer acontecer” (barato e com muito conteúdo relevante).

7 – Abandone projetos de baixo retorno

Pessoas normalmente são mais eficientes em coisas que vêm naturalmente, enquanto que tarefas que necessitam mais esforço, geralmente impedem seu progresso.

Na parte 1 sugeri que você terceirizasse tudo que fosse possível, deixando somente o que tiver um retorno significativo para você (não necessariamente financeiro). Ao longo do dia, somos bombardeados com diversas tarefas e temos que decidir quais delas conseguiremos realizar.

Para tomar essas decisões, é necessário que você foque nas Atividades de Alto Valor (AAV).

Uma AAV é toda aquela que alavanca seus pontos fortes e gera impactos imediatos ou mudanças importantes. Se você quer mais resultado com menos esforço, troque seus projetos de baixo rendimento por atividades de alto valor.

Portanto, foque nelas e delegue o que não for AAV. Isso ajuda a desenvolver também uma comunidade e uma rede de networking, uma vez que você conhecerá mais pessoas, sobretudo aquelas com características complementares às suas. Lembre-se que algo que não é sua AAV pode ser a de outra pessoa.

Moral: defina suas atividades de alto valor e foque nelas.

***

Espero que tenham gostado e que eu possa ter ajudado vocês a serem mais eficientes na sua vida. Novamente, essas são apenas técnicas pessoais minhas, que resolvi compartilhar.

Imaginando que receberei comentários como “tal coisa é impossível de ser praticada”, fiz um video curto com umas reflexões adicionais sobre o assunto e, também, apresentando uma possível pauta para a parte 3 – “métodos para medir seus resultados”. Confira abaixo.

 

►Curtiu o texto? Te convido a entrar na minha lista VIP de emails, para receber 1 vez por semana minhas informações privilegiadas sobre o mundo do empreendedorismo e atualizações sobre meu artigos mais recentes◄

Comente com seu facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *