O sucesso ou fracasso da sua vida profissional é uma consequência direta dos hábitos que você incorpora na sua vida.
Após ler o livro “Os Segredos da Mente Milionária” (de T. Harv Eker), cheguei à conclusão de que pessoas de sucesso (seja pessoal ou profissional) possuem uma série de hábitos em comum.
Porém, o que mais se destaca, é que elas não adotam apenas os hábitos fáceis, como comer saudável ou fazer exercícios físicos. Elas também eliminam péssimos hábitos, que a maioria das pessoas tem dificuldade em abandonar, o até, em enxergar que pratica.
Aqui estão três hábitos que você precisa abandonar para não arruinar sua vida.
Ter um ego forte é muito importante para construir um grande negócio. Porém,saber lidar com críticas é uma habilidade necessária para uma vida de sucesso.
Quando um funcionário, ou cliente, lhe diz que o seu produto, serviço ou atitude é uma porcaria, é fácil querer defender sua honra.
Entretanto, ainda que seu crítico possa ter sido rude ou mal-educado, você precisa entender que outras pessoas podem estar pensando a mesma coisa, mas, simplesmente, não te falaram por educação.
Ainda que críticas doam bastante, saber ouvir e ter paciência para procurar entender se você está realmente errado é algo que eu sempre busco praticar.
Veja, por exemplo, como reagi a uma crítica no meu artigo “8 métodos para aumentar a sua produtividade que nunca te contaram”, no qual recebi quase 500 comentários, sendo 99% deles positivos.
Se você conseguir ser paciente e quebrar o hábito de ignorar críticas, existe uma grande chance de você aprender mais naquela única crítica ruim, do que nas outras 499 críticas positivas combinadas.
A percepção que temos sobre nossa realidade é construída ao longo de toda nossa vida, de acordo com nossa experiências e personalidade. Por isso, algo que temos muita dificuldade é gerar outros pontos de vista, ou seja, pensar fora da caixa.
No ano 2007, os primos Marcio Kumruian e Hagop Chabab foram contrários à opinião de todos os amigos e familiares, ao fecharem a loja física de materiais esportivos que tinham e migrarem para o comércio virtual. Uma decisão arriscada e uma aposta em um mercado ainda incerto no Brasil, na iminência de uma crise econômica.
Decidiram não acreditar no que parecia ser a visão de mundo dominante, e buscaram criar a sua própria realidade. Hoje, a Netshoes fatura acima de 1 bilhão de reais por ano e já opera, além do Brasil, no México e na Argentina.
Um dos hábitos mais difíceis de quebrar é deixar de acreditar no que você foi preparado para acreditar durante sua vida inteira. Se você conseguir quebrar esse hábito, há um próspero futuro à sua frente.
Sempre que ocorre alguma situação onde há assimetria de informação, é natural que o ser humano desenvolva hipóteses ou conjecturas.
O pensamento é tão forte, que fixa na sua cabeça, e você acaba tomando por verdade, uma vez que deixou de pensar em uma série de alternativas que refutariam suas ideias.
Histórias criam emoções, o que nos levam a reagir a elas. E, normalmente, essas reações são baseadas em conclusões extraídas de falsas inferências.
Para você ser uma pessoa de sucesso, será necessário que você quebre o hábito de contar histórias que está acontecendo em sua cabeça. Em vez disso, precisará separar os fatos das histórias, e tomar decisões somente com base no que você sabe com certeza.
***
Agora quero ouvir de vocês: quais hábitos vocês acham que estão prejudicando suas vidas e por que vocês não conseguem se livrar deles? Compartilhe conosco, pois o reconhecimento é o primeiro passo para a mudança!
Caso você se interesse pelo assunto e queira aprender mais sobre os benefícios de mudar os hábitos, sugiro 2 livros: “Os segredos da mente milionária” e “O Poder do Hábito“. São leituras imperdíveis.
►Curtiu o texto? Te convido a entrar na minha lista VIP de emails, para receber 1 vez por semana minhas informações privilegiadas sobre o mundo do empreendedorismo e atualizações sobre meu artigos mais recentes◄