Seja você um empresário, um estudante, um funcionário público ou alguém que esteja procurando um emprego, o LinkedIn é uma ferramenta extremamente importante para alavancar sua carreira e atingir seus objetivos profissionais. É a maior rede de conexões do mundo corporativo da atualidade, na qual você pode conectar-se desde com colegas de classe ou de trabalho, até com bilionários como o Bill Gates.
Lembre-se: quem não é visto não é lembrado!
(Nota: esse artigo foi publicado originalmente no meu perfil do Linkedin)
Entretanto, vejo muitas pessoas no LinkedIn postando que estão em busca de emprego e, apesar de estarem enviando 50 currículos por dia, não conseguem nada. Culpam a crise, a falta de sorte e, até mesmo, as olimpíadas. Porém, quando eu vejo o perfil dessas pessoas encontro descrições totalmente incompletas e cheias de erro, não condizentes com os objetivos os quais dizem almejar.
Entre na cabeça do empregador e se pergunte: se você é um empregador e recebesse centenas de CVs por dia, não eliminaria de cara pessoas que sequer se esforçam em desenvolver e melhorar suas descrições? Pois é o que acontece! Se a pessoa não gasta nem 5 minutos para preencher o perfil e o currículo, imagina o que não faria estando no emprego.
Um recrutador não navega no LinkedIn para se divertir. Eles fazem isso para selecionar possíveis candidatos para serem entrevistados, dentre os milhares que aplicam para uma posição.
O perfil no LinkedIn é uma SINALIZAÇÃO sua para quem quer que o esteja visualizando, indicando que se você investiu seu tempo para criá-lo e melhorá-lo com o tempo. Ou seja, é um sinal de que você é uma pessoa atenta, competente e que corre atrás dos objetivos. Isso não é necessariamente verdade, mas entre milhares de candidatos, algum fator de exclusão tem que ser aplicado, uma vez que não dá para entrevistar todos.
É extremamente importante que o seu perfil responda a perguntas que o gerente de uma empresa tem em mente – e essas respostas têm que ser rápidas! Veja abaixo como você pode aperfeiçoar seu perfil no LinkedIn e, assim, aumentar as chances de ser contratado e, até mesmo, de gerar mais oportunidades dentro da sua empresa, caso você já esteja empregado.
Essas dicas são muito úteis, tanto para quem está procurando novas oportunidades, quanto para os que já estão empregados, mas procuram alavancar a carreira. Mantenha o seu perfil sempre atualizado e acesse-o constantemente para participar de discussões e ler novidades sobre o mundo corporativo. Ao final, a força do seu perfil deverá sofrer esta transformação:
TENHA ISSO EM MENTE: pare de esperar que as coisas caiam do céu! As coisas só acontecem para quem corre atrás. Invista bastante tempo na sua autopromoção e, principalmente, no LinkedIn. Ele é realmente um diferencial para o candidato. Faça um perfil completo, organizado e, principalmente, SEM ERROS ortográficos! Comece agora, já chega de postergação. Veja como as coisas irão começar a mudar para você.
Recomendo, também, que você não tente imitar o perfil de outras pessoas, pois isso poderá ter um efeito negativo. Veja alguns perfis como forma de inspiração, mas seja criativo no seu.
Se tiver dúvidas, escreva nos comentários, pois sua dúvida pode ser a de outros. Siga a página da Skala Consulting no LinkedIn e no Facebook para informações exclusivas sobre práticas de negócios e para a divulgação de novas oportunidades.
►Curtiu o texto? Te convido a entrar na minha lista VIP de emails, para receber 1 vez por semana minhas informações privilegiadas sobre o mundo do empreendedorismo e atualizações sobre meu artigos mais recentes◄