A casa caiu para Elon Musk – ARGUTIA #31

Argutia – Empreendedorismo, Negócios e Carreira

28 de setembro de 2018

A SEC – órgão regulador financeiro dos EUA – entrou com ação judicial contra Elon Musk, CEO da Tesla, acusando o empresário de fazer declarações públicas falsas no Twitter, com o potencial de prejudicar investidores. A notícia fez com que as ações da empresa caíssem 12% no after-market.

O Facebook também foi destaque. Em apenas uma semana, Brian Acton, cofundador do WhatsApp, deu uma declaração polêmica à revista Forbes, e os fundadores do Instagram abandonaram a empresa, por não estarem de acordo com o modelo de negócios que vinha sendo adotado pelo Facebook. Acton afirmou que se sentiu mal por ter vendido a privacidade de seus usuários.

A empresa ainda anunciou o Oculus Quest, um aparelho de realidade virtual que custará US$ 399 e funcionará de forma independente, sem precisar de um computador ou celular para acompanhar o uso, usando controles sensíveis ao toque. As vendas começam no 2T de 2019.

A Emirates iniciou conversas para a aquisição da Etihad, o que levaria à criação da maior companhia aérea do mundo. Hoje, a Emirates é a 4ª cia aérea em passageiros transportados, atrás da American, Delta e United. Nos últimos 2 anos, o prejuízo da Etihad já soma US$ 3,5 bilhões, em parte porque o petróleo barato fez os árabes viajarem menos.

A Boeing foi escolhida para construir o próximo jato de treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos em um contrato de até US$ 9,2 bilhões no decorrer do programa. A empresa se uniu à sueca Saab para desenvolver um novo avião, e fornecerá 350 jatos para a Força Aérea até 2034.

O Nubank alcançou 5 milhões de clientes no cartão de crédito e afirma ser o maior banco digital fora da Ásia. A companhia está entre os cinco maiores emissores de cartão de crédito do país. No serviço de conta digital, a fintech alcançou a marca de 2,5 milhões de clientes.

Como ser tão bom que será impossível te ignorarem? Assista a aula gratuita do Argutia Academy com Daniel Scott, onde ele mostra uma metodologia para você ser notado por todos e passar a trabalhar com o que ama.

Saudação à Mandioca. A Ambev lançou a Nossa, uma cerveja feita à base de mandioca que será comercializada exclusivamente em Pernambuco. A marca tem no rótulo as cores do estado, e deve apostar nessa identidade e local para ganhar espaço junto às classes de menor poder aquisitivo.

A Petrobras fechou acordo de US$ 850 milhões para encerramento de investigações relacionadas a controles internos e demonstrações financeiras nos EUA durante o período de 2003 a 2012, como consequência da operação Lava Jato. Para a Moody’s, o montante ficou aquém do esperado, o que é positivo para a empresa.

O dólar voltou a operar abaixo de R$ 4 reais, favorecido por fluxo de ingresso de recursos e desmonte de posições compradas e com os investidores menos assustados quanto ao cenário eleitoral doméstico. Desde 20 de agosto não ficava abaixo desse valor.

Segundo o SPC, 45% dos idosos deixam de consumir por dificuldade em obter crédito. Ao tomar decisões de consumo, a maioria dos idosos tem autonomia, toma as próprias decisões e não costuma ceder às aquisições por impulso, concluiu o levantamento.

O Subway entrou na onda do BK e fez uma ação publicitáriaprovocando o McDonald’s. O anúncio mostra o palhaço da rede de férias em um resort e comendo os sanduíches do Subway. A ideia surgiu após a marca ter crescido em 2018 depois de começar a aplicar promoções diárias nos EUA.

A Coca-Cola Brasil agora tem água de coco em seu portfólio. A Del Valle, marca de sucos da empresa, terá três novas bebidas: a tradicional água de coco, água de coco com manga e água de coco com maracujá. A empresa apostou na tendência, cada vez mais forte, de misturar água de coco com frutas, e aproveitou a sua expertise em sucos para criar as receitas de manga e maracujá. Os produtos levam entre 10% e 20% de suco.

Por falar em Coca-Cola, Trump virou desafeto da marca. Após gastar uma grande quantidade de dinheiro para adequar sua imagem juntos a jovens e uma população com mais diversidade, a Coca se viu com um problema: a propaganda indesejável e involuntária de Donald Trump. Em diversas ocasiões, o presidente aparece em fotos oficiais bebendo o refrigerante, um dos seus hábitos.

O Google anunciou mudanças importantes para o seu aplicativo e site no Android. Em breve, o espaço de notícias Feed passará a se chamar Discover, ganhando mais ferramentas para que o usuário personalize o conteúdo presente na linha do tempo. A empresa remodelará a versão móvel do seu buscador para acrescentar links interessantes para o usuário..



Análise da semana

Musk e Zuckerberg se veem diante de um enorme desafio: ambos estão pressionados para abandonarem a liderança de suas empresas, embora estejam resistindo à pressão. A situação do CEO da Tesla é ainda pior, já que foi processado pela equivalente da CVM dos EUA.

Entenda rapidamente a situação da Tesla: a empresa tem uma enorme dívida de mais de US$ 10 bilhões, boa parte da qual precisa ser saldada até o primeiro trimestre de 2019. Entretanto, ainda não se sabe como ela será paga.

Em agosto, Musk postou um tweet afirmando que os sauditas ajudariam a fazer a recompra das ações da empresa, removendo-a do mercado, e assim conseguiriam quitar a dívida. Com isso, o preço da ação imediatamente disparou. Mas foi por pouco tempo, pois em algumas semanas Musk falou que isso não ia mais acontecer, o que fez as ações despencarem. Segundo a SEC, tudo que Musk falou era mentira, e ele teria lucrado com essa volatilidade.

Já no Facebook, a problemática da vez é a questão da privacidade. Segundo o fundador do Whatsapp, a venda só foi feita sob a promessa de que a plataforma seria livre de anúncios e monitoramento dos dados dos usuários, o que não foi cumprida. A situação teria desagradado tanto Brian Acton, que ele abandonou quase US$ 1 bilhão para sair da empresa.

Com os fundadores do Instagram, o conflito não foi exatamente com relação à privacidade, mas com os rumos que a empresa está tomando. Como a popularidade do Facebook vem caindo e a do IG vem subindo, a empresa passou a explorar mais formas de receita nessa segunda rede, abandonando seu caráter simplista.

— Daniel Scott

 

 Para ler e assistir

 

RECEBA O ARGUTIA TODA 6ª EM SEU EMAIL

PERDEU ALGUMA EDIÇÃO ANTERIOR?




Os comentários estão encerrados.