Já se foi o tempo em que, para atrair e reter talentos, eram necessários regalias e salários altos. Hoje, o que importa são boas relações e ambientes de trabalho agradáveis.
Você certamente já deve ter visto reportagens mostrando como é o escritório em empresas como Google, Dropbox ou Airbnb. Comida da melhor qualidade disponível o dia inteiro, sinuca, quadras de esporte, massagem. Mas não fique achando que é só isso que faz um ambiente ser perfeito para trabalhar.
A essência de um ambiente de trabalho perfeito é a qualidade indispensável que determina a personalidade do ambiente. E, há muito tempo, entender como impor essa qualidade, tem sido o objetivo de diversas empresas ao redor do mundo.
A missão da empresa não pode ser apenas uma frase no site, para encher linguiça. Deve ser algo que todos os colaboradores saibam de cor e se guiem por ela. Quando funcionários estão seguindo uma missão em comum, as relações de trabalho ficam muito mais fortes.
A missão é o propósito. Nela, a empresa deve identificar aquilo o qual ela representa, para onde ela quer ir e por que ela faz o que está fazendo. Já viu alguém trabalhar duro sem um propósito? Eu nunca!
Departamentos também devem incentivar a prática de terem uma mini missão própria, como forma de aumentar o espírito de equipe.
Desde o início da humanidade existe um fator que une homens e mulheres em torno de um objetivo comum: a comida. Isso é claro, já que sem ela, não existe humanidade!
E várias empresas já perceberam isso. Veja o que um funcionário da Google respondeu no site Quora, sobre o que faz a Google ser um bom ambiente para trabalhar:
Tirar os colaboradores de restaurantes e colocá-los em refeitórios próprios pode ser uma ótima oportunidade para uni-los, se feito da maneira certa.
Uma análise de dados realizada pela Google chegou à conclusão que 3 a 4 minutos de fila são ideais para que as pessoas tenham tempo para conversar. Mesas grandes e cadeiras próximas também fazem com que elas frequentemente conversem com outras que não conhecem. Adicionalmente, funcionários enxergam nisso como ótima forma de economizar dinheiro.
O objetivo deve ser sempre recompensar uma boa relação entre os colaboradores, e comida é uma ferramenta para se chegar lá.
Nesse ponto, muita gente confunde amizade com coleguismo. A empresa não deve querer montar uma equipe de amigos. Isso pode ser até prejudicial em certos pontos. O correto é montar uma equipe em que todos trabalhem em conjunto, se ajudando, sem um prejudicar o outro e sem fofocas.
Respeito é mais importante que amizade. Recentemente vi uma entrevista com o Cristiano Ronaldo, na qual o perguntaram por que ele, o Bale e o Benzema não são amigos. Ele deu uma resposta que gostei muito: não importa se os jogadores não são amigos fora de campo, desde que eles estejam trabalhando em equipe dentro dele.
Portanto, repense em contratar pessoas só porque parecem ser amigáveis. Opte por contratar aquelas que gostam de trabalhar em equipe. Com isso, você criará um ciclo de auto reforço, atraindo cada vez mais gente melhor. Os melhores querem trabalhar onde os melhores estão.
A empresa deve mostrar aos funcionários que ela os consideram leais e confiáveis. Isso fará com que eles de fato sejam. Parte disso inclui relaxar os horários de trabalho, férias, etc. Se o cara não é capaz de ter esse bom senso, ele não deveria estar na empresa em primeiro lugar.
Além disso, a empresa deve se comunicar COM os funcionários e, não, PARA eles. Pessoas gostam de ser ouvidas. Os funcionários sabem muito mais dos problemas da empresa que a diretoria acha que eles sabem. Portanto, esconder a realidade é sempre uma má ideia.
Outro ponto importante é gerar feedbacks, principalmente os positivos e construtivos. A troca de avaliações, desafios e oportunidades é fundamental para a melhoria contínua.
Lembre-se que um funcionário é, antes de tudo, uma pessoa. Entenda que cada um anseia por respeito tanto em seu trabalho quanto em suas vidas pessoais. Passe a conhecer as outras pessoas que trabalham junto ao seu lado.
Celebre marcos pessoais e profissionais. Apoie funcionários quando eles enfrentam desafios pessoais. Um pouco de carinho é um tijolo que constrói um longo caminho em direção à fidelidade à marca.
Toda empresa diz que valoriza seus empregados. Porém, aquelas com os melhores ambientes de trabalho não falam, elas mostram isso. A Google, por exemplo, oferece um benefício que ela nunca divulgou publicamente: se um dos seus funcionários morre, seu parceiro recebe metade do salário desse funcionário por uma década.
Se preocupar com o bem-estar dos funcionários deve ser implementado na cultura corporativa e se tornar um comportamento diário. Não adianta tentar enganar, hoje em dia as pessoas conseguem saber facilmente se a empresa realmente cuida dos funcionários.
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Montar um ambiente de trabalho perfeito para os colaboradores não deve ser enxergado como um encargo da empresa. Pelo contrário, um estudo americano mostrou que, dentre as empresas listas na bolsa, as com excelência em espaços para trabalhar performaram 3,5% melhor do que as demais.
Portanto, se você tem uma empresa e quer melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, comece a botar algumas dessas ideias em prática. É um ótimo investimento.
Agora, se você trabalha em uma empresa e quer melhorar o seu ambiente de trabalho, não fique esperando que os outros façam, comece a mudança você mesmo e chame outros para te ajudarem nisso.
Se gostou do artigo e gostaria de se aprofundar mais no assunto, sugiro a leitura do livro “The Great Workplace”, de M. Burchell e J. Robin. O livro explica por que montar um ótimo ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso da empresa e mostra medidas simples de serem aplicadas.
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