Quando confiamos que as pessoas irão fazer o trabalho, viramos líderes

 

Qutogether-is-better-simon-sinekando mandamos as pessoas trabalharem, conseguimos trabalhadores. Quando confiamos que elas são capazes de realizar o trabalho, nos transformamos em líderes.

Líderes não servem aos clientes, eles capacitam os colaboradores.

Essa foi uma grande lição que aprendi no livro “Together is Better”, do best-seller Simon Sinek. Ele faz uma reflexão sobre o que as pessoas entendem por liderança e como o processo para você se tornar um líder depende de um eficaz treinamento que hoje não é oferecido por muitas empresas.

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O processo da liderança

Para se tornar um líder, você precisa passar por uma transformação pessoal. Alguns conseguem fazer isso rapidamente, outros demoram um pouco mais. Porém, infelizmente, nem todos conseguem realizar essa transformação.

Quando somos jovens, nossa única missão é sermos bons no que trabalhamos. As empresas dão treinamento para os funcionários mais jovens para que esses possam aprender a usar softwares, a vender, fazer apresentações e tudo mais.

Com o tempo, o rumo natural é que os que conseguem aprender e se destacar sejam promovidos. À medida que se tornam melhor no que fazem, acabam sendo responsáveis pela pessoa que passa a fazer o que eles faziam. Com isso, se tornam líderes.

E aí que reside o problema.  Ao passo que muitas empresas dão treinamento para os jovens, poucas são as que ensinam eles a liderarem quando chega a hora. Isso é o mesmo que colocar uma pessoa para manusear uma máquina, sem mostrar como a máquina funciona.

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Concepção errada sobre os chefes

Essa é a razão de chefes serem vistos muito negativamente na sociedade. É uma falsa concepção que muitos têm. Funcionários acabam achando que chefes são maus por natureza. Mas, na verdade, muitos não tiveram a oportunidade de aprenderem a ser bons líderes.

Ao ser promovido, o novo chefe recebe uma série de novas responsabilidades e metas. Com essa sobrecarga, podem acabar não sabendo como liderar sua nova equipe.  Eles acham que impor suas vontades é o que trará resultados.

Isso é até compreensível, já que eles foram promovidos pelo que fizeram no passado, então se foi bom é porque deve continuar dando certo. O ser humano tem essa tendência de não conseguir esquecer seus pontos fortes do passado, quando eles começam a prejudicar seu presente.

Mas a liderança requer uma série de características, como saber mediar conflitos, motivar a equipe, ensinar os que não sabem fazer algo, entre diversos outras que muitos não levam em consideração. Não basta forçar os colaboradores a seguirem suas ordens. Você deve saber motivá-los e ouvir suas preocupações.

Portanto, a lição mais difícil que uma pessoa deve aprender ao ser promovida, é que ela não é mais responsável por fazer o trabalho, mas pela pessoa que o fará. Líderes não servem aos clientes, eles capacitam os colaboradores.

Somente entendendo esse aspecto a pessoa conseguirá se transformar de chefe em líder. E todo mundo ganha com isso, inclusive funcionários e clientes.

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