A maioria das pessoas tende a desistir do que está fazendo ao menor sinal de fracasso ou dificuldade. Mas não esses empresários de sucesso. Eles não só se recusaram a desistir, como ainda aproveitaram os desafios para transformá-los em oportunidades!
“O livro é uma injeção de motivação instantânea, você quer começar a executar seus planos na hora”
O livro “Oportunidades disfarçadas” reúne mais de 200 histórias de empresas e pessoas que viram nas dificuldades uma oportunidade de crescer. O publicitário, Carlos Domingos, conseguiu fazer um livro extremamente informativo e, ao mesmo tempo, com uma linguagem bem didática e de fácil leitura. Todos os casos são de pessoas e empresas que conhecemos, porém nunca imaginamos a história que existe por trás de tanto sucesso.
Já o li 3 vezes e, cada vez que leio, me fascino mais pelas histórias de vida contadas. É uma injeção de motivação instantânea, você quer começar a executar seus planos na hora. O legal é que você começa lendo a história, e vai gerando apreensão, para depois o autor contar quem foi o responsável pelo feito. Daí vem a surpresa! Portanto é uma leitura em que você não quer parar de ler até chegar no final.
Concordo plenamente com Eugênio Staub, Presidente da Gradiente, que disse que este livro é melhor do que qualquer antidepressivo.
Uma das histórias, por exemplo, é a de Miguel, um bioquímico recém-formado que procurava um lugar para abrir sua farmácia de manipulação. O único lugar que seu dinheiro podia alugar era no meio de uma ladeira íngreme. Porém, devido à ladeira, suas clientes preferiam aguardar o medicamento ficar pronto do que voltar mais tarde. Então, para preencher este tempo, ele começou a desenvolver cremes e shampoos e expor em suas vitrines, incrementando as vendas. Foi assim que nasceu a rede “O Boticário”.
Em um outro caso, um estudante de medicina teve seu pai morto em um assalto a sua padaria. Isso fez com que ele tocasse os negócios da família até que tudo se estabilizasse. Mas ele pegou gosto pela cozinha, e hoje sua empresa, o Habib´s, é a segunda maior rede de fast-food do Brasil, atrás apenas do McDonald´s, outra empresa que é muito citada no livro.
Tem muitas outras histórias sensacionais: David, com 16 anos, vendedor de Enciclopédias, no final do século XIX, saíra muito cedo da casa dos pais, para tentar a vida em Nova York. Só que as vendas de Enciclopédias iam de mal a pior, pois nenhuma dona de casa se interessava em pelo menos, ver o seu produto. Ele então, teve uma ideia: cada dona de casa que aceitasse ver suas enciclopédia ganharia de presente um perfume. A ideia deu tão certo, que em poucos meses, todas as donas de casa queriam comprar o perfume e nem queriam saber da enciclopédia. Nascia aí, a partir dessa simples ideia, a Avon, umas das maiores empresas de cosméticos do mundo.
Além de trazer tantos relatos inspiradores, o livro mostra 10 maneiras de identificar oportunidades disfarçadas. E é justamente em momentos de crise, como o que estamos vivenciando, que as oportunidades surgem. Aluguéis se tornam mais baratos, oportunidades de tornar negócios mais eficientes vão surgindo e novas ideias aparecem para enfrentar os atuais desafios.
Portanto, pode ser que este livro seja o pontapé inicial para você botar em prática uma boa ideia no futuro!
Se interessou? Fiz uma pesquisa e encontrei o livro pelo menor preço aqui.
Livro: Oportunidades Disfarçadas – Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades
Autor: Carlos Domingos
Editora/Páginas: Sextante / 300 págs.
►Curtiu o texto? Te convido a entrar na minha lista VIP de emails, para receber 1 vez por semana minhas informações privilegiadas sobre o mundo do empreendedorismo e atualizações sobre meu artigos mais recentes◄
1 Comentário
Opá tudo bom, estar motivado é a essência no dias atuais, por isso precisamos de conteúdo que nos ajudem, parabéns pelo blog me ajudou muito.