Como será o primeiro smartphone dobrável – ARGUTIA #24

Argutia – Empreendedorismo, Negócios e Carreira

20 de julho de 2018

A Microsoft e o Walmart estão se aliando para formar uma parceria estratégica para combater a Amazon tanto em tecnologia quanto no varejo. O Walmart anunciou que usará os serviços de nuvem da Microsoft, e colaborará com projetos focados em machine learning, inteligência artificial e plataformas de dados. Ambas as empresas são as maiores rivais da Amazon no varejo e nos serviços de nuvem respectivamente.

Por falar na Amazon, a empresa lançou seu evento anual – o Prime Day – com uma série de erros que deixaram seu site e aplicativo fora do ar por mais de uma hora nos EUA. Pelo menos sua página de aviso de erro tinha cachorros fofos pedindo desculpas.

Mas isso não impediu com que a empresa se tornasse a segunda no mundo a alcançar o valor de mercado de US$ 900 bilhões, perdendo apenas para a Apple. Já a Microsoft chegou nos US$ 800 bi.

As ações da Netflix caíram mais de 10% na última semana após a empresa reportar uma queda surpreendente em números de novos assinantes em um trimestre marcado pela falta de um grande sucesso e pela Copa do Mundo de futebol. Embora Wall Street siga extremamente otimista em relação à empresa e seu papel no streaming de vídeos globalmente, os dados do segundo trimestre levantaram um ponto de interrogação em relação ao crescimento futuro.

A Berkshire Hathaway anunciou uma nova política que facilita a recompra de ações. Agora, a companhia poderá recomprar seus papéis sempre que Buffett e Charlie Munger “acharem” que o preço da ação está abaixo do que consideram justo. O único limite: a Berkshire precisa manter ao menos US$ 20 bilhões em caixa.

Reguladores da União Europeia multaram o Google em € 4,3 bilhões por abuso de sua posição dominante no mercado de smartphones, com o Android. Foi pedido que a empresa parasse de boquear seus rivais no sistema operacional. A multa foi o dobro do recorde anterior aplicado na gigante das buscas.

Na África, a Alphabet implantará o seu sistema de balões de internet para fornecer conexão de alta velocidade à internet no Quênia. O projeto foi possível por meio de um acordo com a operadora local. Apelidada de Loon, a tecnologia foi usada experimentalmente para fornecer conectividade a mais de 250 mil pessoas após os desastres causados por um furação em Porto Rico.

Starbucks ameaçada. A Luckin Coffee já abriu 525 lojas nas maiores cidades chinesas, em menos de 9 meses de sua inauguração. Agora, a startup baseada em Beijing recebeu US$ 200 milhões em investimentos, levando-a para uma valoração de US$ 1 bilhão. O mercado chinês é o segundo maior da americana Starbucks, que possui 3300 lojas no país e operava relativamente sem concorrência por lá.

A China estuda a possibilidade de proibir a produção e venda de veículos que usam combustíveis fósseis, uma decisão que poderia revolucionar o setor a nível mundial e dar um impulso definitivo aos carros elétricos. O anúncio do plano foi feito depois das decisões da França e da Grã-Bretanha de proibir as vendas de carros e caminhonetes deste tipo até 2040.

O país ainda assinou um acordo com a HyperloopTT, desenvolvida por Elon Musk. A companhia deve prover a tecnologia e as ferramentas necessárias para a construção dos 10 primeiros quilômetros de uma linha do modal de transporte a ser instalada na província de Ghizhou. O veículo atingiria a velocidade máxima de 1200 km/h, de forma “segura e sustentável”.

O que diabos aconteceu com a GE? Na próxima semana, o Argutia Academy promoverá uma aula gratuita e em tempo real sobre as perspectivas e erros da empresa sob a ótica da teoria do dilema do inovador de Clayton Christensen. Saiba mais informações e inscreva-se.

O Itaú está invadindo o mercado de maquininhas de cartão para microempreendedores com a marca Credicard. A estratégia coloca uma marca ‘top of mind’ para combater a PagSeguro sem canibalizar a Rede, a principal credenciadora do Itaú, cuja oferta de serviços e preço são mais robustos.

Radiografia do ecossistema de startups. O estudo da Associação Brasileira de Startups com a Accenture tem o objetivo de reconhecer o cenário destas empresas e elencar as ações prioritárias para alavancar o ecossistema de inovação. A radiografia também mapeou os pontos de atenção de acordo com os empreendedores das comunidades, apontando as principais tendências até 2020.

Uma pesquisa do BC mostrou que o número de brasileiros que preferem usar o dinheiro para pagamentos reduziu de 78%, em 2013, para 60% atualmente. Ainda informou que 4% dos entrevistados neste ano disseram que nunca usam dinheiro ou moedas para pagar compras. Já a preferência pelo cartão de débito e de crédito aumentou: passou de 9% para 22%.

Segundo Jerome Powell, a economia americana está à beira de vários anos numa posição em que o mercado de trabalho continua forte e a inflação fica ao redor da meta de 2%. Para o presidente do Fed, o melhor caminho é continuar elevando gradualmente a taxa de juros, mas não subi-la tão rápido de modo que enfraqueça o crescimento

O futuro dos smartphones dobráveis. Rumores indicam que a Samsung lançará em 2019 o Galaxy X, o primeiro celular dobrável, que aproveitaria um display e bateria flexíveis para poder assumir outras formas. De acordo com a patente, há três possibilidades de como ele poderia ser.

A OMO lançou a primeira garrafa feita com plástico do litoral brasileiro. Agora, a marca incluirá plástico reciclado em todas as garrafas do lava roupas OMO Multiação, reduzindo de forma significativa o consumo deste componente na versão virgem. Esse movimento é chave para a iniciativa da Unilever de ter 25% de plástico reutilizado em suas embalagens até 2025.

Cientistas da Nova Zelândia desenvolveram o primeiro raio-x 3D com cores em um humano, usando uma técnica que promete aperfeiçoar o setor de diagnósticos medicinais. Essa nova técnica poderá ajudar médicos a tomarem decisões mais precisas.

A Nestlé anunciou o lançamento da pulseira Time Nescau. O objetivo do produto é que pais monitorem as atividades físicas dos seus filhos de 7 a 12 anos, acompanhando seus gastos diários de calorias, além de quantidade de passos, distância percorrida e tempo de atividade física diária.

A Apple aproveitou o Dia Mundial do Emoji para mudar as fotos da página que mostra seus líderes por Memojis – os novos avatares que poderão ser criados no iOS 12, a próxima versão do sistema operacional da empresa.

A Lindt resolveu entrar na concorrência contra a Nutella, criando seu próprio creme de avelã. A marca suíça promete um produto mais sofisticado, com chocolate de luxo e 40% de avelãs contra 13% da concorrente. Inicialmente foi lançado na Alemanha e Reino Unido e não se sabe se pretende lançar em outros países.




Análise da semana

A Luckin Coffee traz uma disrupção não somente para o mercado de café, mas também para o comércio físico como um todo na China. Ela aliou a tendência tecnológica do país com o tradicional modelo de negócios da Starbucks.

Ao entrar em uma de suas lojas, o cliente precisar baixar o app da empresa para fazer seu pedido, que pode ser pago via WeChat (o “Whatsapp” chinês) ou através do próprio app. Não há pagamentos em dinheiro, seguindo a tendência de supermercados e lojas de conveniência, que usam serviços de pagamento digital e gestão de estoque de gigantes como Tencent ou Alibaba.

A startup também está se adaptando ao rápido crescimento do e-commerce e serviços de entrega. Mais da metade de suas lojas são destinadas a atender pedidos feitos em domicílios e escritórios. Mas a sacada mais genial foi o uso do app para mostrar onde ficam suas lojas. Para evitar alugueis caros, elas estão localizadas em pontos mais escondidos. Portanto, com o app no celular, os clientes podem acha-las facilmente, sem haver necessidade de placas ou outdoors indicando a localização.

Ao olhar para essa empresa, talvez estejamos vendo um futuro ainda distante no Brasil.

Já nos EUA, a empresa de Warren Buffett – a Berkshire – prepara-se para a recompra de suas ações. Não é algo inusitado. Buffet é entusiasta da prática, e inclusive comprou mais ações da Apple quando a empresa anunciou que iria fazer a recompra de $ 100 bi.

Quando uma empresa anuncia a recompra, costuma haver valorização de suas ações, já que, ao mesmo tempo, a oferta está reduzindo e o lucro por ação aumentando. Adicionalmente, investidores passam a se sentir mais confiança no futuro da empresa. Após o anúncio, as ações da Berkshire chegaram a valorizar mais de 5%.

Por fim, vale a pena observar o resultado da Netflix. Investindo mais em produções próprias e ainda com uma interface para o usuário que dificulta a navegação, crescem as especulações de que a empresa não tem uma vantagem competitiva tão grande quanto parece.

— Daniel Scott

 Para ler e assistir

 

RECEBA O ARGUTIA TODA 6ª EM SEU EMAIL

PERDEU ALGUMA EDIÇÃO ANTERIOR?




Os comentários estão encerrados.