O número de turistas estrangeiros que visitam o país cresce constantemente a cada ano. Em 2015 o Brasil recebeu mais de 6 milhões de turistas estrangeiros, apresentando um crescimento superior a 30% em relação há 6 anos atrás.
“A maior reclamação de estrangeiros, ao chegarem no país, é a falta de tecnologia”
Entretanto, apesar de sermos um dos destinos mais atraentes do mundo, nossa infraestrutura para o turista ainda é muito precária. O que temos em belezas naturais e pessoas alegres, temos de problemas em transporte, segurança, saúde e muitos outros setores.
A previsão é que o número de turistas estrangeiros aumente ainda mais, portanto, é necessário que o empreendedorismo no setor do turismo seja fortemente incentivado, possibilitando o surgimento de inovações que irão facilitar a vida dos nossos visitantes.
De acordo com Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur, a maior reclamação de estrangeiros, ao chegarem no país, é a falta de tecnologia. O acesso à internet é o maior gargalo do turismo no país, gerando grandes dificuldades para os visitantes e fazendo com que a economia deixe de ganhar algumas centenas de milhões de dólares por ano.
A internet se tornou parte tão integrada das nossas vidas, que as pessoas querem se manter conectadas o tempo todo, mesmo durante as férias, seja em qual lugar do mundo for. Porém, ao chegarem no Brasil, os turistas encontram sérias dificuldades para comprar e registrar SIM cards ou conectar nos pontos wi-fi de hotéis, restaurantes e lugares públicos (quando estes existem).
Uma novidade que surgiu no Japão e está ganhando força em alguns países da Europa é o “pocket wi-fi”, ou “Wi-Fi de bolso”. Esse é um aparelhinho do tamanho de um cartão de crédito que roteia internet para diversos dispositivos, e que podem ser conectados ao mesmo tempo sem interferências no sistema. A vantagem do pocket wi-fi é que ele funciona sem precisar de nenhum outro aparelho. Basta carregar a bateria e “it’s good to go”.
Na China, o aluguel do “pocket wi-fi” já movimenta um mercado milionário e há previsões bem otimistas para um aumento forte da demanda. Já no Brasil, ainda é um serviço inexistente, mas que nos próximos anos já estará operando nas principais cidades brasileiras.
O aluguel do pocket wi-fi vem para ficar no Brasil e revolucionará o turismo e até a infraestrutura de internet do país. Há uma demanda gigantesca não atendida e centenas de estrangeiros chegando diariamente nas principais capitais, sedentos por internet rápida e que funcione o tempo todo.
A grande dificuldade enfrentada pelo negócio será estabelecer parcerias com as operadoras de telefonia, porém um bom administrador conseguirá reverter essa dificuldade e transformá-la em oportunidade, caso negocie bons contratos de benefício mútuo com as operadoras certas.
Outro desafio será a estratégia de marketing: como divulgar o produto para os turistas? Para solucionar isso, será necessário fazer um inteligente plano de anúncios em websites acessados por turistas antes de viajarem para o Brasil, além de stands de alugueis estrategicamente posicionados nos aeroportos.
Portanto, tenha certeza que em breve você já estará vendo turistas com esses aparelhos na rua. E, se você conhece algum estrangeiro que irá visitar o Brasil, pode avisá-lo que a vida dele será bem mais fácil!
1 Comentário
Li o seu artigo e concordo que deveria já existir esta tão útil tecnologia para turistas. O aparelho existe nas operadores mas com contrato de fidelidade. E sem contrato, somente soluções temporárias para turistas? Pretendo usar um Pocket-wifi no Brasil, sabe se já existem soluções no mercado?
Obrigada