Muitos gestores que possuem times bem organizados acham que estão prontos para alavancar sua empresa e expandir a equipe. Entretanto, trazer mais pessoas significa ter mais vozes, mais opiniões e potencialmente mais dor de cabeça, caso os novos participantes não estejam alinhados com a cultura da empresa.
A noção de cultura organizacional ganhou força após a Segunda Guerra Mundial e foi um ponto de inflexão no estudo das organizações.
Ela é responsável pela definição das diretrizes da empresa e acaba gerando maior satisfação entre os clientes e maior lucro nas atividades. Adicionalmente, motiva os funcionários e ajuda-os a crescer junto com o negócio.
Portanto, essa preocupação em manter uma cultura transforma o ambiente de uma empresa. Com isso, origina mais produtividade e sintonia entre os colaboradores.
Aqui estão algumas práticas adotadas por diversos gestores de grandes empresas para manter a qualidade do trabalho e criar uma cultura de sucesso consistente.
Habilidades são cruciais em qualquer trabalho. Entretanto, não significam nada se não há desejo intrínseco dos colaboradores de realizar os objetivos da empresa.
Treinamentos para a aquisição de novas capacidades devem ser realizados. Mas o ingrediente mais importante que um funcionário deve ter é a paixão pelo que faz.
Essa paixão deve ser filtrada inicialmente no processo de seleção. E constantemente deve ser incentivada nos colaboradores. Nesse artigo aqui escrevi algumas das regras estúpidas que fazem as melhores pessoas se demitirem. Certamente já é um ponto de partida do que deve ser evitado para desenvolver uma boa cultura organizacional.
Mesmo que você tenha um ótimo processo de entrevistas, é praticamente impossível saber de antemão como um candidato irá interagir com o ambiente de trabalho se contratado. Ou seja, como ele irá lidar com os clientes e demais colegas.
Uma forma de se minimizar essa incerteza é fazendo testes de situações reais com os candidatos potenciais. Tente trazê-los o mais perto possível de como seria o seu trabalho diariamente dentro da empresa.
Sim, não é algo muito simples e demanda um certo tempo para ser executado. Mas você verá que esse exercício por si só já aumentará o compromisso do candidato com a organização.
Ter muitos funcionários com talentos distintos facilita a realização dos trabalhos. Porém, são os colaboradores que sobrepõem as competências dos demais que ajudam a empresa a crescer.
Esses são os colaboradores que te trarão segurança no caso de algum empregado se tornar indisponível, uma vez que ele poderá ser substituído. Além disso, os demais funcionários também aprenderão formas diferentes de abordar os mesmos desafios e descobrir formas mais eficientes de realizar as tarefas necessárias.
Para garantir uma alta performance consistente, é importante que os colaboradores sejam avaliados pelos seus trabalhos. Isso facilita com que as metas sejam claras e comuns a todos. E lembre-se: o que pode ser medido pode ser melhorado.
As formas de se medir a performance dos colaboradores não podem ser brandas, mas também não podem gerar metas inalcançáveis nem avaliações que diminuam a moral da equipe.
Você sabe fazer uma avaliação da maneira adequada? Assista abaixo um vídeo que irá ajudar você ser melhor compreendido na hora de dar um feedback.
Mesmo que você se empenhe em tentar criar uma cultura forte, os funcionários não irão gostar de trabalhar na sua empresa se estiverem tendo uma experiência insatisfatória.
Para se criar uma cultura de sucesso é fundamental que os funcionários tenham um desejo por irem trabalhar, pois saberão que a cada dia terão uma ótima experiência no ambiente de trabalho.
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